quinta-feira, 28 de julho de 2011

Religulous, uma comédia chamada deus.

Bom, vou tentar falar sobre o filme/documentário sem spoilers para poupar quem não assistiu ainda. Bill é um comediante ateu estadunidense, ele viaja todo o Estados Unidos e algumas partes do mundo, para questionar seguidores de várias religiões, coisa que faz com humor e um pouco de sarcasmo. Sinceramente gostaria de ter a facilidade que ele tem para fazer piadas como ele faz, durante o filme aparece algumas cenas de seus stand up. Interessante em seu começo é que ele aparece com sua mãe e irmã conversando abertamente sobre a religião que tinham no passado (não ficou claro durante o filme se a família de Bill ainda possuia alguma religião).

Suas conversas alternam entre entrevistas com religiosos (sempre na legenda aparece alguma contradição que o entrevistado diz, que não são poucas, e fazendo sátiras desses absurdos) e em alguns casos com  pessoas que as abandonaram ou a enxergam de uma maneira diferente a referida religião. Ele vai longe mostrando locais absurdos como no cinturão bíblico dos EUA onde mostra um parque em que a evolução é "unida" com os dizeres bíblicos, nele estão incluídos dinossauros sendo domesticados por humanos entre outros absurdos.

O pior é que levam isso a sério e continuam a gastar milhões para "melhorar" o parque até a sua inauguração. Não poderiam fazer um hospital filantrópico com esse dinheiro? Claro que não, eles procuram desesperadamente justificar a existência do deus deles tentando justificar no mesmo pacote a bíblia e arrastando consigo algo definitivamente sério que a ciência.

Isso foi uma das partes que mais me assustaram, além dos mórmons, tem algumas informações no filme que eu não sabia, só vou citar que entre as maluquices tem uma que achei, talvez a única tentativa, digamos, inteligente (no ponto de vista de proveito religioso), na qual "justificam"que na verdade aquela bobagem toda que existe na bíblia agora, até o juízo final se encontra nos EUA. Como Bill mesmo diz, é uma clara tentativa de unir deus ao estado. Isso me lembrou que existem alguns estados americanos que não aceitam juramento se não for feito com a mão sobre uma bíblia, enquanto o certo seria sobre a interessante constituição americana.

O que considerei o melhor, além de o mais interessante, é que durante as tentativas frustradas dos entrevistados de justificar deus e sua religião, são impagáveis perguntas de Bill que deixavam desde um senador religioso americano até uma religião que tem como base a maconha de boca fechada, sem saber responder. Algo que na minha opinião trava o cérebro de qualquer religioso quando do nada, aparece na sua cabeça algo que mal sobe usar durante toda a sua vida, a razão.

Religulous foi produzido em 2009, gostei muito, pois aborda de forma inteligente e bem humorada a maluquice absurda que reina infelizmente e nosso mundo, a religião. O fim do filme mostra o que será do nosso mundo se essas religiões, seja as principais, ou as que surgem a cada dia, finalmente entrarem em choque algum dia...

Pessoal, os spoilers deixo com meus leitores, que podem comentar incluindo os mesmos nos comentários.

Obrigado pela atenção de vocês! ;)

Nenhum comentário: